Que o pôquer é um jogo complexo é demonstrado observando que ele também usa uma linguagem típica da prática contábil corporativa.
O ROI (retorno do investimento ou em italiano índice de rentabilidade do capital investido) indica a eficiência econômica do capital investido, este valor é útil tanto para monitorar os investimentos de uma empresa quanto para um jogador de pôquer.
Aqui está a fórmula para calcular o ROI expresso como uma porcentagem:
Para o jogador, o ROI é uma ferramenta de avaliação do desempenho do capital que investiu para jogar poker.
Um valor de ROI (para ter uma medida confiável o estudo deve ser realizado em um bom número de mesas) menor que zero corresponde a um jogo ineficaz, ao contrário um valor de ROI positivo corresponde a um ganho, se o lucro é mais ou menos alto depende sobre a quantidade de capital investido e a extensão do valor do ROI.
Em geral, um valor de ROI abaixo de 7% prenuncia uma situação de atenção, ao contrário um valor acima de 13-14% pode ser considerado uma excelência.
O Retorno do investimento é muito útil para analisar nosso jogo, mas é muito mais útil para obter mais algumas informações sobre o jogo dos adversários online (especialmente no heads-up).
ROI retorno do investimento
O ROI é um valor relativo, mas geralmente fornece mais indicações do que valores absolutos.
Vamos examinar dois jogadores hipotéticos:
- o “jogador A” participa apenas em mesas de 100 e ganha em média 7 por mesa;
- O “jogador B” participa em mesas de 15 e ganha em média 2 euros por mesa.
Se tivéssemos que escolher com qual dos dois jogadores comparar, poderíamos escolher o ROI como referência; embora o “jogador A” possa parecer mais perigoso porque ganha mais dinheiro, aplicando a fórmula percebemos que seu retorno sobre o investimento é de 7% enquanto o do “jogador B” é de 14,3%, a partir desses dados entendemos qual dos dois jogadores explora o dinheiro que joga é melhor e, portanto, deduzimos que o “jogador B” provavelmente valoriza melhor suas cartas.
Da mesma forma, se virmos que um jogador tem um ROI negativo, saberemos que podemos tirar proveito de seu jogo, que obviamente não é brilhante.
Alguns sites fornecem as estatísticas de outros jogadores para que possamos saber algumas informações sobre eles, inclusive o ROI , de outra forma difícil de calcular.
Não é apenas o nosso estilo de jogo que afeta o ROI, mas também as mesas e as formas que escolhemos para jogá-las.
Veja alguns fatores que contribuem para diminuir o retorno do investimento:
- Jogar em mesas com níveis de blinds que aumentam rapidamente reduz seu ROI
Jogar mesas empilhadas algumas vezes, os blinds diminuem o ROI - Jogar várias mesas simultaneamente diminui o ROI, pois nunca estaremos tão concentrados como se estivéssemos jogando uma de cada vez, porém é conveniente chegar a um compromisso entre Retorno do investimento e número de mesas jogadas.
Exemplo:
Vamos imaginar que jogando uma mesa de 10 de cada vez ganhamos em média 4 , cada mesa dura 30 minutos, portanto ganhamos em média 8 a hora, ao invés disso se jogarmos 4 mesas de 10 ao mesmo tempo ganhar em média 2 por cada mesa, isto significa que a cada meia hora vamos ganhar 8 num total de 16 por hora.
O exemplo serve para demonstrar que uma redução do ROI não é necessariamente negativa (logicamente o valor deve necessariamente ser positivo para dar lucro).
O jogador que joga apenas uma mesa de cada vez tem um ROI de 40% mas ganha apenas 8 euros por hora, enquanto o outro jogador que joga 4 mesas ao mesmo tempo tem um valor de ROI reduzido para metade para 20% mas apesar deste handicap aparente consegue ganhar o dobro até 16 euros por hora.
Às vezes, o valor do ROI para desenhar indicações do jogo de um oponente, se for tirado do contexto, pode ser enganoso.
Quando se faz uma pesquisa baseada apenas em sit&gos, o ROI é sempre fiável, mas quando se incluem torneios nas amostras, estes podem distorcer os resultados; para ultrapassar este inconveniente é também necessário estudar o gráfico (lucro vs número de mesas jogadas) do adversário.